Página do participante ENEM

Pagina do participante ENEM

De forma muito acertada o MEC (Ministério da Educação e Cultura) em conjunto com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) como forma de reduzir os gastos com um concurso tão gigante como o ENEM 2017 criaram um portal centralizador batizado de: pagina do participante ENEM.

Quer saber mais informações sobre a página do participante ENEM? Como se inscrever num dos maiores concursos do planeta, ou seja, o ENEM 2017? Quer obter dicas incríveis relacionadas ao assunto? Então continue prestigiando o presente artigo e saiba esses e muitos outros detalhes.

Para facilitar sua compreensão a cerca do tema aqui exposto, a página do participante do exame nacional do ensino médio, dividimos o artigo nas seguintes partes: O que é necessário para acessar a página do participante ENEM 2017? O que é em si a página do participante ENEM 2017? Problemas comuns no acesso à página do participante ENEM 2017. Considerações finais.

O que é necessário para acessar a página do participante ENEM 2017?

Essa etapa, por incrível que possa parecer, mesmo sendo elementar, é fundamental até mesmo para evitar problemas mais adiante, tais como problemas no acesso a página do participante.

A primeira coisa necessária ao candidato é ter uma conexão com a internet rápida e estável, para que ele possa se conectar ao portal do INEP, fazer sua inscrição na página do participante e acessar a mesma sempre que necessário for. Caso o candidato não tenha internet ou tenha problemas com a sua conexão, melhor pedir a amigos ou fazer o procedimento a partir de uma LAN HOUSE do bairro.

A segunda coisa importante, porém não obrigatória, é ter uma impressora conectada ao computador, para imprimir a confirmação de inscrição, o próprio cartão de confirmação com a data, horários e local de prova, assim como outras informações importantes.

O que é em si a página do participante ENEM 2017?

A página do participante nada mais é do que um portal criado pelo INEP para concentrar todas as informações e ações de comunicação entre o candidato ao ENEM 2017 e eles.

O site pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico:

http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial

Onde o candidato deverá informar o CPF (carteira de pessoa física) e a senha para logar sempre que achar necessário e conferir as informações.

Com isso, ou seja, com a criação da página do participante, o Governo Federal economizou muito dinheiro que antes era desperdiçado pela burocracia do modelo antigo adotado até então pelo ENEM e facilitou muito a vida dos candidatos, que agora possuem todas as informações mais importantes do concurso num único lugar.

Problemas comuns no acesso à página do participante ENEM 2017

Como o sistema ainda é novo, alguns erros estão acontecendo e alguns candidatos já relataram dificuldades no acesso ao site, portal fora do ar inúmeras vezes, erros dos dados apresentados, etc.

Contudo, erros já eram esperados e podem ser relatados a qualquer momento dentro da própria página do participante ou num contato direto com o serviço de atendimento do site INEP.

De fato, o mais importante é que faça uma checagem das suas informações de cadastro, pois se houverem diferenças significativas, essas poderão inviabilizar a sua realização dos exames. Portanto, fique atento!

Links úteis:

Considerações finais

Como já falamos na introdução do artigo, o fato do MEC em conjunto com o INEP ter centralizado todo o processo de inscrição e informações do ENEM 2017 na página do participante, facilitou e favoreceu a vida de todo mundo.

Contudo, mesmo com os erros eventuais que estão acontecendo (o que é absolutamente normal para um sistema tão novo como essa página), o sistema se mostrou muito viável e será aprimorado para o ano que vem certamente.

<< Tudo sobre Enem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *