O que estudar para o ENEM 2017?

o que estudar para o emen

Quer se preparar ainda melhor para o ENEM 2017? Quer saber o que estudar para o ENEM 2017 e otimizar seu tempo? Quer muito ter um excelente resultado nesse exame? Então continue lendo o artigo e obtenha todas essas informações.

O que estudar para o ENEM é uma pergunta muito frequente feita por todos os candidatos, afinal é muito difícil dominar todos os conteúdos e, por certo, é melhor que ao menos possamos ter convicção e dominar alguns deles, mas quais seriam?

Então faça uma leitura muito atenta do presente artigo e aumente suas chances de um excelente resultado no ENEM. Para isso, dividimos o artigo nos seguintes itens: O que estudar na área de ciências humanas? O que estudar na área de ciências da natureza? O que estudar na área de linguagens? O que estudar na área de matemática? Dicas de redação.

Então vamos aos possíveis conteúdos? Tome nota!

O que estudar na área de ciências humanas?

Na área de ciências humanas alguns pontos são centrais e sempre acabam caindo no exame de uma forma ou de outra, pois funcionam como uma espécie de espinha dorsal para as matérias de história, geografia e filosofia, são eles: período do Brasil colonial, o regime escravista brasileiro, a República café com leite, a era Vargas, o golpe de 1964, o período de redemocratização, a revolução industrial, as duas grandes guerras, o nazismo, guerra fria, iluminismo, marxismo, relações de trabalho, a agricultura brasileira, os blocos econômicos e a geopolítica mundial.

O que estudar na área de ciências da natureza?

Esta em dúvida no que estudar referente às matérias de química, física e biologia? Então leia e estude com carinho os assuntos propostos aqui!

No caso dos temas na área de ciências da natureza, os pontos chaves são: ecologia e sustentabilidade, a evolução humana, equilíbrio químico, funções orgânicas, pH, mecânica, eletricidade, ondas, acústica e termologia.

O que estudar na área de linguagens?

Para as linguagens é certo que o candidato deverá dominar:  a norma culta x a coloquial, gramática, semântica, o barroco, modernismo, literatura contemporânea, figuras de linguagem, renascentismo, surrealismo, grafite e esportes em geral.

E, evidentemente, que o candidato procure ler muito, em especial os livros mais badalados do ano, pois sempre formam assuntos para a sociedade e para os exames também.

O que estudar na área de matemática?

E para o grande bicho papão, como alguns chamam a matemática, os seguintes temas são fundamentais: função do primeiro grau, função do segundo grau, geometria plana e espacial, trigonometria, álgebra, progressões geométricas e aritméticas, análises de gráficos e tabelas, regra de três, proporção, probabilidade, estatística e análise combinatória.

Dicas de redação

Siga as dicas que daremos agora para que você faça uma redação ainda melhor no exame do ENEM.

Quanto à estrutura do texto a primeira coisa que o candidato deve fazer após ter contato com o tema da redação é criar uma estrutura do texto.

Em geral e a lápis, o candidato coloca num cantinho como será essa estrutura, exemplo: introdução, características gerais do tema, sua aplicabilidade na sociedade, possíveis impactos, assuntos relevantes e conclusão. Feito isso, ai sim começa a desenvolver as ideias na redação.

O candidato jamais deve colocar opiniões muito polêmica na redação, o ideal é que ele faça uma abordagem geral do tema com certa crítica lógica.

Contudo, se ele quiser “debate com a redação” mesmo assim, terá de ter muita certeza daquilo que esta escrevendo, ou seja, muito embasamento, para que a banca entenda seu posicionamento, reflita e lhe dê nota máxima, mesmo sendo uma opinião tão diversa.

Por fim, aquilo que é óbvio, saber que em linhas gerais, os temas propostos para as redações do ENEM sempre envolvem atualidades, portanto, fique atento aos noticiários, periódicos, etc.

<< Tudo sobre Enem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *