O que é gerar GRU no ENEM?

gerar GRU no ENEM

Uma dúvida muito comum quando chegamos próximos do período do ENEM (exame nacional do ensino médio) é indagarmos sobre a seguinte questão: o que é gerar GRU no ENEM? Portanto, se você estava fazendo uma pesquisa exatamente sobre esse tema, leia atentamente o presente artigo que iremos passar muitas informações importantes.

Para que o tema “o que é gerar GRU no ENEM” seja bem desenvolvido, optamos por dividir o assunto nas seguintes partes: o que é uma GRU? O que tem a ver a GRU com o ENEM? Estudantes de baixa renda podem pedir isenção da GRU? O que é gerar GRU no ENEM? Conclusão.

O que é uma GRU?

A GRU nada mais é do que simplesmente boleto bancário expedido em seu nome para o devido pagamento, contudo não é um boleto comum, pois se trata do Guia de Recolhimento da União, cujo dinheiro arrecadado vai para os cofres do tesouro nacional de acordo com a especificação do pagamento. Sendo assim, é possível emitir uma GRU para inúmeras finalidades junto ao Governo Federal e, exatamente por isso, cada uma delas possui seu código particular.

Mas o que tem a ver a GRU com o ENEM?

Basicamente tudo! Pois quem é o responsável pela prova na verdade é o próprio Governo Federal através do Ministério da Educação e Cultura (MEC) que terceiriza a aplicação direta dos testes para outra instituição, que no caso é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Por conta disso, é necessário pagar a União para que essa faça o repasse para o Instituto.

Por isso a necessidade de ter de emitir uma GRU, que é um boleto que tem como favorecido a própria União, para poder efetuar esses tipos de pagamentos.

O que é gerar GRU no ENEM?

Após o exposto acima, essa pergunta que é a dúvida de muitas pessoas ficou fácil de ser respondida, pois na verdade gerar GRU no ENEM nada mais é do que emitir um boleto cujo favorecido será a União para o pagamento da taxa de inscrição do ENEM.

E como devo proceder para gerar a GRU referente ao ENEM?

Lembre-se que, como já falamos anteriormente, cada guia de recolhimento da união possui um código específico, portanto, muito cuidado na hora de gerar a sua GRU para o ENEM, pois se o código estiver errado você terá muita dor de cabeça para reverter a situação.

Após atentar para esse detalhe, é bem simples, basta acessar a página do participante e clicar no botão para “imprimir GRU” da sua inscrição. Depois, basta ir a rede bancária e efetuar o referido pagamento. O site pode ser acessado através do link abaixo:

>>http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial

Lembrando que a GRU esta custando oitenta e dois reais e pode ser paga até dia vinte e quatro de maio de dois mil e dezessete. Podendo ser pago em qualquer agência bancária ou mesmo nas casas lotéricas ou agências dos correios.

Estudantes de baixa renda podem pedir isenção do pagamento da GRU?

Sim, desde que se encaixem num dos casos previstos pela lei do concurso! São elas:

Se o candidato estiver concluindo o ensino médio em dois mil e dezessete todo em escola pública, poderá pedir isenção do GRU.

Se o candidato estudou todo o ensino médio em escola pública (ou toda essa fase escolar por meio de bolsa em escola particular) e tem renda familiar igual ou menor que um salário mínimo vigente, tem direito à isenção da taxa.

Esse pedido se faz através da chamada declaração de carência socioeconômica que poderá ser acatada ou não pelos representantes legais.

<< Tudo sobre Enem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *