Local de prova ENEM

local de prova do enem

O exame nacional do ensino médio, o popular ENEM, se apresenta como uma das melhores maneiras do jovem conseguir a tão sonhada vaga numa universidade, pois várias instituições respeitadas utilizam os resultados obtidos nesse teste para ajudar a compor as notas de ingresso. E nesse aspecto, muitos fatores são fundamentais para a realização de um bom concurso, inclusive o local de prova ENEM.

Quer saber maiores detalhes sobre essa avaliação do ensino médio que verdadeiramente mobiliza o país inteiro? Quer saber todos os detalhes do local de prova ENEM? Então continue lendo o presente artigo e saiba essas e outras tantas dúvidas referentes ao tema

O que é o ENEM resumidamente?

Como já dissemos acima, o ENEM (exame nacional do ensino médio) é uma avaliação aplicada sob a tutela do Ministério da Educação junto aos alunos que terminaram o ensino médio (antigo segundo grau) para avaliar o quanto esses alunos conseguiram aprender durante os anos escolares.

É através desses dados que o governo pode ajustar suas políticas públicas na área da educação e traçar novos planejamentos e os alunos podem entrar diretamente numa universidade através do programa SISU ou mesmo tentar uma bolsa de estudos pelo PROUNI.

Por que saber o local de prova ENEM é tão importante?

Saber o local da prova ENEM é muito importante por vários aspectos!

O primeiro item que podemos citar aqui no artigo faz referência à importância de não chegar atrasado ao local de prova, pois os fiscais são extremamente rigorosos com o tempo. Muitos alunos por chegarem apenas um minuto após o horário deram de cara com os portões fechados e ai nem adianta chorar.

O segundo item que apresentamos é conhecer com antecedência o prédio do local de prova ENEM. Pode parecer que não, mas isso é determinante para a realização de uma boa prova, pois poderá se precaver observando detalhes como: se o prédio é quente ou arejado, se tem boa luminosidade, se possui bebedouros e banheiros adequados, etc.

Outro item que deve ser lembrado é saber previamente se o local de prova fica em área residencial ou urbana, pois se ficar próximo a vias movimentadas, o barulho certamente irá tirar um pouco da sua concentração.

Entre outras situações importantes!

Como saber o local de prova ENEM

É muito fácil para qualquer aluno saber qual o seu local de prova ENEM em muito pouco tempo e sem esforço.

Para isso, basta que ele saiba que o endereço do local da prova é fornecido pelo INEP (somente por ele) através do cartão de confirmação de inscrição.

Esse cartão de confirmação pode ser visualizado apenas no próprio site do INEP na página do participante, através do seguinte endereço eletrônico:

http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial

Após esperar carregar a página, o aluno terá duas opções para escolher, “orientações ao participante” e “página do participante”, devendo clicar nessa última.

O usuário será redirecionado para uma página segura de login onde deverá informar o CPF e a senha já recebida no momento da inscrição. Depois é só clicar na “imagem de segurança correta” e clicar em “enviar”.

Se o aluno preencheu tudo corretamente, então estará enfim logado na página do participante e lá poderá conferir o seu cartão de confirmação. Nele constará o endereço completo do local de prova ENEM e outras informações importantes para o candidato, tais como: horário da prova, o que é proibido e o que é permitido, etc.

Links úteis:

Conclusão

Saber o local de prova ENEM é tão importante quanto saber bem as matérias que serão avaliadas no teste, pois caso o candidato erre o caminho ou se depare com uma situação inusitada, poderá colocar todo o estudo a perder.

<< Tudo sobre Enem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *