Inscrição do ENEM 2017

Inscricao do ENEM 2017

Você esta à procura de informações relevantes sobre a inscrição do ENEM 2017? Quer saber maiores detalhes de um dos maiores concursos do planeta? Afinal são milhares de candidatos de todas as faixas etárias, religiões, raças e classes sociais presentes de forma igualitária para a realização dos exames.

Muitos ainda possuem dúvidas significativas quanto ao processo de inscrição do ENEM 2017 e isso se deve a uma série de fatos desencontrados, que vão desde informações erradas veiculadas por alguns meios de comunicação até boatos infundados propagados principalmente através das redes sociais. Vamos desmistificá-los agora?

Então, para que saiba informações confiáveis e precisas a cerca da inscrição do ENEM 2017, continue lendo o artigo e saiba todos os detalhes do referido tema!

Visando melhor compreensão do tema, dividimos o presente artigo nas seguintes partes: quem pode se inscrever no ENEM 2017? Como se inscrever no ENEM 2017? A confirmação de inscrição no ENEM 2017. Considerações finais.

Quem pode se inscrever no ENEM 2017?

Essa é uma dúvida que paira no ar, principalmente para aquelas pessoas mais velhas que pensam em ingressar numa instituição de ensino ou mesmo fazerem uma segunda faculdade e não sabem como devem agir.

Fato é que para o ENEM 2017 não existem exigências específicas, exceto pelo fato do candidato ter concluído o ensino médio regular ou similar, em qualquer época, caso esse tenha como objetivo o SISU, o PROUNI ou o FIES (sistema de seleção unificada, programa universidade para todos e fundo de financiamento estudantil respectivamente).  Ou seja, qualquer um que desejar participar do exame poderá se inscrever!

Como se inscrever no ENEM 2017?

Quem tiver interesse em participar do ENEM 2017 deverá acessar o site abaixo até o dia dezenove de maio de posse dos seguintes documentos: CPF (carteira de pessoa física) e a carteira de identidade.

Endereço eletrônico do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira):

http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial

Vale lembrar ainda que o candidato deverá informar um e-mail válido para que a organização do ENEM possa entrar em contato (ou mesmo para efeito de cadastro), pois eles não se responsabilizam por erros de digitação ou por e-mails desativados pelo candidato. Ou seja, pode parecer um item sem a devida expressão, mas considere perder algum tempo revisando essa parte da inscrição.

Na última fase da inscrição em si, o candidato deverá criar uma senha que será seu código de acesso a página do participante (que concentrará todas as informações do candidato, inclusive o cartão de confirmação) e por fim a cidade onde gostaria de realizar o exame. Obviamente que aqui o candidato deve preencher com o nome da cidade em que mora.

A confirmação de inscrição no ENEM 2017

Essa é uma etapa muito importante da inscrição, ou seja, de confirmar se tudo foi processado corretamente e confirmar data, horário e local onde as provas serão aplicadas.

Para isso, mais uma vez o candidato deverá acessar a página do participante, que concentra todas as suas informações junto ao concurso e verificar se consta o cartão de confirmação e se todos os dados contidos lá estão corretos, principalmente: nome completo, numeração da inscrição, data, horário e local onde serão aplicadas as provas.

Caso observe qualquer erro na sua inscrição, basta clicar em “entrar em contato” dentro da página do participante, escrever a situação identificada que muito em breve alguém da organização entrará em contato através da própria página do INEP.

Links úteis:

Considerações finais

Com o objetivo de reduzir os custos desse mega exame que é aplicado num país continental para milhões de pessoas ao mesmo tempo, o MEC de forma acertada concentrou todas as informações no portal do INEP, o que facilitou e muito a vida dos candidatos, dando maior dinâmica ao rito do concurso e desburocratizando.

<< Tudo sobre Enem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *