ENEM cartão de confirmação

ENEM cartao de confirmacao

Agora que o prazo para as inscrições no ENEM 2017 encerraram vem uma nova preocupação na mente dos candidatos, ou seja: ENEM cartão de confirmação. Essa fase é muito importante na vida dessas pessoas que estão na reta final para prestarem o exame porque além de ser um período de grande nervosismo, ao menor sinal de divulgação do cartão de confirmação as pessoas sabem que o momento tão esperado esta muito próximo.

Por isso, se você estava pesquisando informações sobre o cartão de confirmação do ENEM e muitas outras informações relevantes do concurso, então creia que chegou ao artigo correto! Continue lendo com atenção as informações aqui passadas e amplie seu conhecimento.

Para facilitar o entendimento do tema aqui proposto, ou seja, ENEM cartão de confirmação, dividimos o texto nos seguintes itens: pré-requisitos, verificações importantes, quais as informações obrigatórias no seu cartão de confirmação? O que devo fazer após receber o cartão de confirmação? Dicas finais.

Pré-requisitos do cartão de confirmação

Para que você obtenha seu cartão de confirmação é fundamental que tenha cumprido alguns, digamos pré-requisitos. Ou seja, obviamente ter se inscrito normalmente no ENEM, informando ao sistema seus dados digitados corretamente e atualizados e ter feito o pagamento do boleto bancário GRU (guia de recolhimento da união) até a data estipulada pela organização do concurso.

Para fazer a confirmação de que tudo esta perfeito com seu cadastro e com o seu pagamento, você deverá entrar na página do INPE (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) através da seguinte página:

http://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante

Espere a página carregar totalmente e insira seu CPF (carteira de pessoa física), a senha (obtida no momento da inscrição) clicar na imagem de segurança e depois em “enviar”.

Uma vez lá dentro, você já poderá ver se seus dados estão corretos e se consta o pagamento do boleto bancário (GRU).

Verificações importantes no cartão de confirmação

Além das informações já passadas acima, o candidato poderá ainda ver se sua solicitação de isenção da taxa de inscrição foi aceita ou não e como resolver problemas quanto ao pagamento da GRU caso a mesma tenha sido feita, mas apareça como “não paga”.

Em geral, após trinta dias de realizada a inscrição essas informações já tem que constar na página do participante e uma vez lá, o candidato deverá verificar se estão corretos os seus dados para evitar problemas futuros, tais como: a numeração de inscrição, o seu nome completo, horário da prova (incluindo data e local), se há a necessidade de atendimento especial (no caso de candidatos com deficiência física ou grávidas e lactantes).

Além disso, constarão também outras informações importantes, tais como o que pode ou não ser levado no dia das avaliações do ENEM.

Alguns informativos dizem que não é necessário levar o cartão de confirmação no dia do exame, contudo você lembra aquele ditado que diz que o prevenido morreu de velho? Então, o que custa levar? Vai que o sistema sai do ar você terá como provar que é um candidato com o seu cartão de confirmação em mãos!

Quais as informações obrigatórias que devem constar no meu cartão de confirmação?

Número de inscrição, nome completo, dia da prova, horário da prova, local dos exames! Essas são as informações obrigatórias que devem contar no seu cartão de confirmação.

O que devo fazer após receber o meu cartão de confirmação?

Verificar exatamente onde é o local de prova, principalmente se você não conhecer a região! Observando questões importantes como pontos de ônibus, circulação de taxi, trânsito, presença do metrô, etc.

Links úteis:

Dicas finais

Não deixe nada pra cima da hora! Faça todas as verificações no seu cartão de confirmação e planeje seu dia de prova, evitando assim contratempos que apenas atrapalharão sua performance no dia do exames.

<< Tudo sobre Enem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *